domingo, 20 de maio de 2012

Fazendo Arte


“A floresta é a coberta da terra. Aqui nós nascemos. Aqui vivemos para sempre. Na terra do povo Ticuna tem lagos, igarapés, rios. Tem árvores altas e baixas. Grossas e finas. Tem árvores amarelas, vermelhas e brancas, quando dão flor. A floresta parece um mapa com muitas linhas e cores. Mas não é para ser recortado.”



                      
O “LIVRO DAS ÁRVORES” apresenta a intensa e rica relação dos índios Ticuna, do Amazonas, com as árvores que formam a floresta, focalizando o valor e o significado de várias espécies, para sua sobrevivência física e cultural.





Não se trata de um livro de botânica, mas de uma memória das árvores, que permite aos Ticuna recordar a importância de cada uma delas na sua vida. As tribos defendem e preservam suas florestas, um patrimônio que deverá ser eterno, passando de pai para filho, como uma herança das mais belas e mais ricas.

Inspirados na tradição da cultura Ticuna (de registrar através de desenhos o lugar onde vivem), nossos alunos também retrataram as árvores de nossa escola, durante as aulas de Artes Visuais. 







            

                                   



















                                               


Foi uma atividade muito prazerosa, onde os alunos puderam, tal qual os Ticuna, fixar o olhar sobre a natureza que os cerca, registrando suas concepções do real e do imaginário, com valores simbólicos e inspiração poética!



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário